HISTÓRIA

BLUAP - ASSOCIAÇÃO BLUMENAUENSE DE ARTISTAS PLÁSTICOS


Entidade de Utilidade Pública Nacional

CNPJ 83.799.569/0001-96

A Associação Blumenauense de Artistas Plásticos – Bluap - fundada em 17 de Julho de 1986 tem sua origem a partir de um grupo de artistas plásticos de Blumenau que objetivava congregar produtores de arte para discutir, trocar experiências, conhecimentos e construir uma linguagem ética e universal em prol das artes plásticas da região. Aos 10 anos de existência é elevada ao patamar de Entidade de Utilidade Pública, com registro em 05 de novembro de 1996 – Lei número 4746. Em 02 de Abril de 2008, é sancionada a Lei número 14.392, que a declara Entidade de Utilidade Pública Estadual.
No percurso de seus 25 anos de existência a Bluap orgulha-se de ter sua trajetória marcada por mais de uma centena de artistas associados. Alguns de seus fundadores permanecem até hoje. Sócios históricos tiveram participação especial, fundamental à continuidade de realização do sonho primeiro. Os que permaneceram e os que foram se agregando ao quadro de associados mantêm-se abertos a uma discussão plural, democrática e cidadã, quebrando barreiras para construir uma linguagem ética e universal em prol do fortalecimento das artes visuais da região.
Sendo uma das precursoras como entidade organizada de artistas plásticos de Santa Catarina, a Bluap é um elo entre artistas, consumidores e apreciadores da arte. Ao fomentar arte, educação e cultura, a conscientização dos cidadãos, a produção artística,que em parte ou por meio dela se exerce, reforça a liberdade democrática, pensamentos poéticos, pluralidade e vitalidade que aludem.
Entre os eventos mais significativos de sua política de atuação destacam-se: cursos de formação continuada, exposições coletivas, programas de inserção comunitária, arte na fábrica, arte na praça, a cultura abraça o meio ambiente, a arte por detrás dos morros, super-sábado, leilões de arte beneficentes, projeto Integrarte, participação em desfiles comemorativos da cidade de Blumenau, consolidação da Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina (FAAPSC), a conquista da aplicação da Lei de Incentivos Fiscais e publicação do Catálogo Bluap 20 anos.
Ao estabelecer efetivas parcerias que permitem a participação e realização de projetos, a Bluap visa principalmente:
.a valorização do potencial humano e artístico que a associação congrega;
.o estabelecimento de uma sinergia com organizações, entidades e profissionais das diversas ramificações culturais e artísticas da região;
.a participação em movimentos que divulguem e tornem acessível a arte para a comunidade local, regional e estadual,
.contribuir de forma efetiva na difusão dos valores educativos e sócio-culturais do Estado de Santa Catarina.
A somatória dos esforços desde seus fundadores, dos associados que foram agregados ao longo do tempo e das parcerias estabelecidas, foi e é fundamental para prosseguir a caminhada com congruência, vencendo desafios, quebrando barreiras, ampliando fronteiras, renovando conquistas e vitórias.

Texto de Beliria Boni e Mia Avila

DIRETORIA:

Presidente: Everton C.Duarte


Vice-presidente: Mia Avila


1a. Secretária: Pakawon T.Martim (Pui)


2a. Secretária: Cecilia Junkes


1a.Tesoureira: Beliria Boni


2a.Tesoureira: Iracema Raizer Fiamoncini






Conselho Fiscal:


Dulce Paladini


Maria Arlete C.Bondavalli


Pita Camargo






PRINCÍPIOS DA BLUAP:

Conheça os princípios da BLUAP, construídos coletivamente em assembléia pelos associados, nesta nova gestão:


1.Respeito às normas


2.Saber ouvir, saber falar


3.Objetividade nas colocações


4.Cordialidade e confiança

5.Amizade e solidariedade


6.Unificar forças p/ objetivo comum


7.Agir e trocar experiências


8.Abertura p/ o aprendizado


9.Referencial de qualidade artística


10.Comprometimento e ética c/ a BLUAP




PALAVRAS DO PRESIDENTE:


O projeto de puro idealismo de um grupo de artistas que deu origem à Bluap, por sua longevidade e consistência provou que a produção cultural e artística é fruto do artista que interage com o meio não como simples “espectador”, mas como agente de mudanças.
A idéia multiplicada, o sonho realizado, a necessidade real que insiste em se manter em nossos dias e a vontade sempre nobre, renovam o fôlego para a sobrevivência, não medindo esforços, buscando critérios inovadores para manter a variedade, a liberdade democrática para o ajustamento das diferenças sentidas na demanda cultural onde se torna necessário adaptar-se às novas correntes e linguagens, porém respeitando e preservando as tradicionais.
Ao longo desses 25 anos de sonhos e arte, a Bluap visou não apenas a afinidade entre os artistas que fazem parte de seu quadro de associados, mas uma união de classe, para, dentro de suas possibilidades, fomentar e incentivar a valorização do potencial humano, contribuir na difusão dos valores educacionais e sócio-culturais, para a divulgação da arte, não só catarinense, mas brasileira.
Nesse recorte a BLUAP – Associação Blumenauense de Artistas Plásticos, através deste site apresenta de modo sucinto os elementos para formar uma imagem estrutural e estruturada, das obras, elementos e personagens de um período que marca 25 anos de história, de forma mais objetiva, democrática e honesta possível, objetivando possuir um sentido de meio e não de fim.
Que as reflexões individuais e coletivas sejam forças propulsoras para um contínua produção e manifestação artística, para que com maturidade, porém de forma jovem e vivaz continuemos nessa jornada. Parabéns, sucesso sempre e que venham os próximos 25 anos!!!

Everton Duarte
Presidente
Gestão 2010-2011
FUNDADORES:



1.Amarildo Pereira


2.Arian Grasmück


3.Déborah Borges Caixe


4.Eliana von Hohendorf


5.Élio Hahnemann (in memorian)


6.Flávio João Meirinho (in memorian)


7.Francisco Mazzaferro Adiego


8.Gudrun von der Heyde


9.Guido Heuer


10.Hannelore Klomfass


11.Heloisa Pacheco de oliveira


12.Iraê Reichow


13.Janete M. Dalabona


14.Julieta Bruning


15.Lúcio Feller


16.Luiz Carlos Cabral


17.Manuel Pombinho


18.Odette Allora


19.Rosi Maria Winkler Darius


20.Roy Kellermann


21.Rubens Oestroem


22.Sonia Nogara